Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
Capa | Quem Somos | Cursos Online | Livros | Edição de livros | Criação de sites | Contato
conheça também Cursos de Escrita Criativa | Agência de Marketing DigitalEditora Metamorfose

Metamorfoses

Professora do Curso de Formação de Escritores entre os 20 melhores contistas da história da literatura brasileira

A Revista Bula realizou, entre os meses de março e outubro de 2019, uma enquete com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os melhores contistas da história da literatura brasileira. A consulta foi feita a colaboradores, assinantes — a partir da newsletter — e seguidores da página da revista no Facebook. Quatro mil e trezentos participantes, de 26 Estados e do Distrito Federal, responderam à enquete. Foram considerados apenas autores nascidos no Brasil ou naturalizados, como é o caso de Clarice Lispector. Os autores foram divididos em cinco categorias, de acordo com o número de indicações: +150, +100, +80, +50 e +30.

Cíntia Moscovich, professora do módulo de contos do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose, obteve mais de 50 indicações na enquete. A escritora publicou sua primeira obra individual, “Reino das Cebolas”, em 1996. Outros de seus livros de contos mais famosos são “Anotações Durante o Incêndio” (1998) e “Essa Coisa Brilhante que é a Chuva” (2012). Considerada uma das mais importantes autoras contemporâneas, já foi finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom.

Foram citados escritores das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Minas Gerais foi o estado com o maior número de escritores mencionados, com cinco indicações, seguido do Rio de Janeiro e São Paulo, com quatro indicados cada. A região Sul também teve quatro autores indicados. Entre os escritores selecionados, 13 não estão vivos: Murilo Rubião, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, José J. Veiga, Rubem Braga, Fernando Sabino, Lima Barreto, Caio Fernando Abreu, Antônio Carlos Viana, Orígenes Lessa, Moacyr Scliar e Monteiro Lobato. Com relação à idade, o mais jovem é o gaúcho AmilcarBettega Barbosa, que nasceu em 1964, e o mais velho é o carioca Machado de Assis, nascido em 1839.

Confira a íntegra da matéria em:

https://www.revistabula.com/26984-os-melhores-contistas-da-historia-da-literatura-brasileira/


14/11/2019